top of page
Buscar

Você sabe resolver problemas de forma eficiente?

Muitas vezes resolver problemas pode parecer muito complexo, se você não compreende o problema a fundo!

 

Deixa eu te contar um case real:

Na cidade de washington nos Estados Unidos existe um parque famoso, com vários memoriais: mais de 100 monumentos incluindo de Washington, Martin Luther King, Thomas Jefferson e Abraham lincoln.

O monumento de Abraham Lincoln, na década de 90, curiosamente, estava causando prejuízo pra eles, porque tinha um alto custo com limpeza, e isso se prolongou por muito tempo!

Muitos sugeriram "ah, reduz a frequência de limpeza", ou "pede pra pessoa da limpeza usar menos produto" ou algo do tipo, mas não resolveria o problema.

 

Investigação inicial:

  1. Ao observar o problema mais de perto, foi identificado que tinha mais dejetos de pássaros do que os outros. Mas por quê?

    • Obviamente, porque tinha mais  pássaros que era atraídos naquela estátua específica. Ah, mas por quê os pássaros iam dar um rolê justamente ali?

  2. Eles perceberam que tinha uma maior concentração de insetos

    • Então os pássaros vinham para se alimentar desses insetos.

  3. Tá, mas Por que havia tantos insetos?

  4. Porque eles eram atraídos pela iluminação do memorial, que era diferente das demais.


Atuando na causa raíz, essa mudança simples diminuiu significativamente a quantidade de insetos, o que reduziu a presença de pássaros e, por consequência, os custos de limpeza caíram drasticamente.

 

Veja que a solução de um problema complexo é pode ser tão simples quanto a troca de uma lâmpada.

 

Fonte: Próprio autor
Fonte: Próprio autor

Eles poderiam ao invés de ter "perdido o tempo analisando", ou ter atuado nas causas intermediárias do problema, trabalhar raíz do problema, evitando que ele volte.

Eles poderiam falar "ah, vamos tirar os pássaros de lá, ou vamos reduzir a quantidade de pássaros, ou vamos dedetizar o local!"

Pode até ser que o problema fosse resolvido de forma paliativa, por alguns dias, mas ele certamente iria voltar. A luz iria atrair mais insetos, mais pássaros e todo o problema voltaria.

 

Isso acontece com MUITA frequência em nossa rotina. Parece muito claro em nossa cabeça como solucionar um problema específico.

"Não, isso aí é tranquilo, resolvo rapidão"

"Ah, já sei a causa, trabalho com isso faz 10 anos"

 

O problema simplesmente volta… Em algum momento ele volta, mais cedo ou mais tarde. 

 

Então ao invés de pular para conclusão e solução, pare por um momento para analisar as causas!

 

Use a técnica dos porquês! Você pode também usar o passo a passo a seguir:

 

Primeiro passo: DEFINA QUAL É O PROBLEMA. Parece uma coisa tão simples, tão boba, mas muitas vezes nós perdemos tempo focando na coisa errada por não ter a definição clara do problema!

Veja que eles Definiram muito bem: a questão não era que o monumento sujava, porque solucionar isso pra todos os monumentos seria impossível, imagina o custo de investimento pra impermeabilizar, por exemplo. A questão era que ele sujava MUITO MAIS do que os outros.

Entenda o que é sintoma (febre), problema (inflamação na garganta) e causa (tomar chuva no frio).

Segundo passo: defina um objetivo. Onde eu quero chegar com a resolução do problema? Quero resolver o mundo ou só aquele problema pontual (e isso acontece muito - nós queremos resolver tudo)

Porque justamente esse precisava limpar mais e tinha um custo tão mais alto do que os outros? O objetivo foi então definido: que o custo (PELO MENOS) se equipare aos demais monumentos

Terceiro passo: analise a causa raíz do problema - o que gera essa sujeira? Existem várias ferramentas pra isso mas perceba que eles usaram um simples "5 porquês", que você sequencialmente se pergunta porquê até chegar na causa raíz.

Quarto passo: Depois de entender a causa raíz vem o início da solução: o que pode ser feito então para resolver a raíz desse problema? Discuta com pessoas experientes, reúna uma equipe se necessário! Não deixe pra tomar decisões sozinho.

Quinto passo: priorizar - as vezes nessa de querer resolver o problema surge uma lista ENORME de problemas, e muitas vezes não temos tempo/recurso pra fazer tudo.

Chegando no Passo 6, você precisa executar. Coloque prazos, defina quem vai fazer, como vai fazer e acompanhe isso pra não se perder! É muito comum termos análises muito bem estruturadas, que movimentaram uma quantidade enorme de pessoas e acabam não sendo implementadas até o fim ou mesmo se perderem ao longo do tempo.

E não se esqueça: ACOMPANHE O RESULTADO. Tenha certeza de que seu objetivo foi alcançado, e de forme consistente! Se não foi, tudo bem, volte aos 5 porquês pra ver se não faltou alguma coisa, e se atingiu o resultado - comemore, compartilhe, certamente mais pessoas tiveram problemas idênticos ou parecidos com o teu.

 

Fonte: Próprio Autor
Fonte: Próprio Autor

Aqui estão algumas ferramentas de melhoria contínua que você pode utilizar pra resolver problemas. Entre com contato conosco para mais detalhes!! Traga resultados consistentes para sua empresa!

 
 
 

Comments


bottom of page