Tenha mais FOCO
- Kauê Bukowitz Beluzzo
- 5 de mar.
- 3 min de leitura
Segundo estudos da Tecmark, você pega o celular na mão cerca de 221 vezes por dia. Será que você realmente precisava ou simplesmente está acostumado a pegar sempre que recebe uma notificação aleatória e pega o celular até quando você tem 5 minutos de ociosidade ou tédio?
Você não consegue desconectar. Seu cérebro recebe uma sobrecarga tão grande de dopamina que já se tornou um vício a quantidade de informações que recebe, e não consegue focar.
Sabe qual a definição de FOCO? Essa é fácil, certamente você vai dizer AH, é fazer o que tem que fazer.
Sim, foco é fazer o que precisa ser feito, porém MAIS IMPORTANTE QUE ISSO, é não fazer o que não precisa ser feito.
Essa definição é do mestre GOLDRATT, que já fala sobre isso desde 1984 em seu livro A META: Não fazer o que não precisa fazer, é priorizar, é aprender de uma vez por todas a DIZER NÃO para algumas coisas.
Vamos a alguns exemplos práticos:
Executar uma tarefa sem distrações vs com distrações. Exemplo da academia que você fica no celular (e outra pessoa IRRITADÍSSIMA por que você está demorando), e você inclusive quando vê outra pessoa no celular num aparelho vai ficar bravo igual. "mas eu estou cronometrando, contando meu tempo". BALELA, você pode até usar - mas teu celular fica recebendo notificações e você VAI PERDER O FOCO.
Se você começar a somar no final o tempo que perdeu no teu treino por falta de foco você vai ficar assustado ("mas eu adiantei meu tempo respondendo um e-mail, um whats, fazendo uma tarefa útil"). Pode até ser, mas se você fizesse isso no tempo que você planejou, OU APROVEITASSE o tempo parado na fila do mercado e da farmácia pra fazer isso, você vai ver que no final do dia VAI SER MAIS PRODUTIVO.
Acho que pra quem lê, esse é um dos maiores desafios - se você perde o foco durante uma leitura, você vai precisa voltar algumas páginas as vezes pra retomar.
Segundo Gloria Mark, especialista em ciência da computação na Universidade da Califórnia, você precisa de 25 minutos para retomar o estado de foco quando está em uma atividade e acaba parando por alguma distração.
Você já percebeu como é fácil se distrair hoje em dia? Notificações, redes sociais, gente te chamando pra tudo quanto é coisa... No final do dia, você sente que trabalhou muito, mas não fez nada do que realmente importava.
Técnicas de Priorização (Explicação Prática)
Se você não define prioridades, você deixa os outros decidirem por você. Por isso, aqui vão algumas técnicas práticas para focar no que realmente importa:
Desconecte: Esse é simples e rápido: gerencie as notificações que você recebe - tire as que não são importantes e ficam só enchendo a barra de notificações do celular (bancos, e-mail pessoal, atualizações do celular, etc). Defina também momentos "FOCO" durante a semana, em que você desativa todas as notificações, ligações, e escolhe um local silencioso e sem distrações.
Matriz de Eisenhower (urgente vs. importante): Esta é bem conhecida e simples de fazer: separe as atividades que você precisa executar e classifique entre os quadrantes.
Urgente e importante: FAÇA JÁ
Importante, mas não urgente: AGENDE
Urgente, mas não importante: DELEGUE
Nem urgente nem importante: ELIMINE!
Regra do 80/20 (Princípio de Pareto)
80% dos seus resultados vêm de 20% das suas ações. Identifique quais são essas ações e foque nelas.
Regra dos 3 (Tim Ferriss)
Escolha 3 grandes tarefas para o dia e concentre-se nelas. Por mais que você tenha uma lista grande pra executar, foque nestas três mais importantes, e depois vá buscando as demais do seu backlog.
Se você quer ser mais produtivo, comece HOJE a aplicar pelo menos uma dessas técnicas.
E se você precisa de ajuda para estruturar isso para sua equipe, estamos aqui sempre à disposição!
Comments